Curiosidades

Conheça a narrativa da Jukebox

Jukebox é uno aparelhamento eletrônico que loca cantiga através da inserção de moedas. Uma jukebox clássica tem botões que trazem uma extenso inconstância de teclas com letras e números que, quando digitadas em uma determinada concórdia, servem de comandos ​​para a máquina repercutir uma determinada cantiga. Por haver sido alguma coisa bravo popular no pretérito e assinalar toda uma criação, especialmente na dezena de 1940, resolvi quinhoar cá com vocês a narrativa dessa forçoso máquina músico.

As jukeboxes tradicionais já foram uma manadeira significativa de prescrição para as empresas produtoras de discos. Essas máquinas eram muitas vezes as primeiras fontes de novos lançamentos da indústria músico e tinham uma certa primazia se comparadas aos rádios: elas tocavam a cantiga debaixo de demanda e sem a inserção de comerciais. No entanto, essas máquinas jamais nasceram com o nome “jukebox”.

No exórdio, seus fabricantes as chamavam de nomes que variavam bastante, incluindo “fonógrafos automáticos operados por moedas”, “fonógrafos automáticos” ou “fonógrafos operados por dinheiro”. O fim “jukebox” isolado viria a desabrochar anos mais tarde, por rotação da dezena de 1930. Acredita-se que esse nome foi oferecido por que as máquinas podiam ser facilmente encontradas nas “Juke joints”, que eram pequenos estabelecimentos comerciais que ofereciam músicas, baile, jogos e bebidas porquê feição de lazer.

O à frente quidam de jukebox foi crescido por William S. Arnold e Louis Glass entre 1889 e 1890. O aparelhamento consistia uma cofre de cantiga modificada para ser operada com moedas. A máquina jamais tinha aumento e os clientes tinham que escutar a cantiga usando uno dos quatro tubos de escuta. Nos seus primeiros seis meses de ofício, a máquina faturou mais de 1.000 dólares, uma numerário bem boa para a idade. Ali disso, é forçoso ressaltar que as primeiras jukeboxes eram bastante crédulo e limitadas, pois isolado eram capazes de repercutir uma cantiga.

Em 1918, Hobart C. Niblack criou uno dispositivo que trocava de cantiga involuntariamente, levando ao lançamento das primeiras jukeboxes seletivas que viriam a ser introduzidas no comércio em 1927 pela Automated Músico Instrument Company. A fugir daí, as jukeboxes ficaram mais populares, alcançando seu apogeu entre os anos 1940 e meados da dezena de 1950. Naquela idade, tapume de 75% dos lançamentos musicais dos Estados Unidos marcavam presenças nas máquinas desse quidam.

Posteriormente a dezena de 1960, o lançamento de aparelhos de cantiga portáteis para ajudaram a injuriar o desaparecimento das jukeboxes, contudo ainda assim elas serão eternamente lembradas por aqueles que as consideram uno insígnia da cena músico da metade do cem 20.

Atraente, jamais é mesmo? Deixe o seu observação! Quer mais curiosidades? Logo acompanhe diariamente nossas matérias cá no TriCurioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *