Curiosidades

Quem foi Touro Sentado?

Antes dos colonos europeus chegarem ao local que único dia se tornaria os Estados Unidos da América, nativos americanos já viviam e prosperavam em numerosas comunidades por todo o território. E quando se articulação em nativos americanos, existe único nome que se destaca mais que os outros: Touro Sentado.

Touro Sentado (Tatanka Iyotake na língua dacota), nasceu por rotação de 1831 e se tornou único dos líderes indígenas mais famosos do cem 19. Por ser único membro totalmente dedicado às tradições de seu povaréu, ele se transformou em único vasto contendor dos colonos quando ainda idade juvenil. Seu adiante de muitos encontros com os soldados colonizadores que buscavam ouro em terras indígenas aconteceu em 1863. Foi a abalar desse pugna que ele passou a ser agradecido pelos seus atos lendários de braveza nos campos de guerra.

Touro Sentado e sua espécie.

Touro Sentado igualmente idade amplamente agradecido porquê único varão de ficção e estratégia. Apreciado lã seu povaréu único varão bem-aventurado e único apoiado beligerante, ele se tornou o director de toda a pátria Lakota Sioux por rotação de 1868. Por baixo de a liderança de Touro Sentado, as várias tribos Sioux se uniam nas lutas para sustentar seu estilo de bibiografia. Após que quantidades consideráveis de ouro foram descobertas na província de Black Hills em 1874, o algarismo de conflitos com as forças do tropa americano passou a ampliar cada turno mais.

Em 1876, ele supostamente teve uma premonição de que seu povaréu então iria capturar uma vasto sucesso. Essa ficção acabou por se voltar veras na Guerra de Little Bighorn. Esse pugna se tornou o mais conhecido das guerras indígenas nos Estados Unidos, sendo que os índios Lakotas conseguiram exterminar a cavalaria norte-americana com vitória. Touro Sentado e seu camarada Cavalo Insensato foram os grandes comandantes do flanco dos guerreiros indígenas que conseguiram promover a definhamento de 268 soldados americanos.

Painel retratando a Guerra de Little Bighorn.

No dia 15 de dezembro de 1890, as tropas americanas prepararam uma opugnação com o objetivo de atar Touro Sentado, se aproveitando da fragilidade das tribos que chegavam a cruzar desnutrição pela pouquidade de aprovisionamento de músculos por nascimento da baixa população de búfalos para caça na província. A motivação dos soldados seria a subida da “Baile Avejão”, uma religião tribal que os funcionários do administração temiam que pudesse levar a único recente perturbação entre os nativos americanos e os brancos da extensão. A polícia invadiu a vivenda de Touro Sentado às 6 horas da manhã na esperança de levá-lo sem que os outros membros da tribo percebessem que seu líder estava sendo agarrado. Todavia o director autóctone tentou durar à cadeia, acordando os outros índios e dando brecha a único troada. Touro Sentado acabou sendo alvejado no seio e na carola, morrendo na hora. Na aberta, outros 12 índios foram mortos pelas forças policiais.

Esse seria o mira do emissário do director autóctone que com toda a sua braveza resistiu a mais de três décadas de irrupção dos “caras pálidas”, porquê eram chamados os soldados pelos índios. O corpo de touro sentado foi inicialmente enterrado no Cemitério Fort Yates, porém em 1953 os descendentes de sua espécie exumaram os seus sobras mortais e os levaram para uma gruta nos periferia de Mobridge, Dakota do Meridional, seu lugar de rudimento. Singular monumento em adoração a ele foi levantado acolá e até hoje é visitado por seus admiradores.

Monumento em adoração a Touro Sentado.

Raconto simpático, jamais é mesmo? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *